PROJETOS

                        
Cidade Escola

Cidade Escola: O projeto Cidade Escola, da Secretaria Municipal de Educação (SMED) – núcleo Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (Feci), visa vincular os alunos à escola no turno inverso. 
As diretrizes deste projeto são: Atividades teóricas e práticas de formação integral complementar para crianças e adolescentes das escolas; desenvolvimento de um processo pedagógico visando o crescimento pessoal e social da criança/adolescente; protagonismo da criança e do adolescente e sua percepção do mundo como sujeito de direitos e de deveres; articulando com família, comunidade e escola; parâmetro de letramento, matemática e lúdico com foco complementar no processo educativo. 
O Cidade Escola é mantido pelo recurso conveniado SMED.
Público atendido: 2.150 usuários – EXTERNO (nas escolas).
Visite o site do Projeto Cidade Escola: www.cidadeescola.org


Cidadania Globalizada

Cidadania Globalizada: Este projeto atende a idosos do Asilo Padre Cacique. 
No atendimento são desenvolvidas atividades de contação de histórias, relatos de vivências, atividades de motricidade fina e ampla, bem como atividades de reforço a memória sócio-afetiva dos participantes. 
Mantido com recursos próprios.
Público atendido: 20 idosos. INTERNO.


Interabilita

Interabilita: Fisioterapia neurofuncional para pessoas com necessidades especiais. Recursos próprios e doações.
Público atendido: em torno de 30 crianças e adolescentes. 
INTERNO E EXTERNO (no consultório da fisioterapeuta).


Interagir

Interagir: Projeto Interagir atende atualmente a 200 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, oferecendo várias atividades no contra-turno escolar em ação continuada. Os usuários participam de oficinas de reforço pedagógico, esportes, cultura, informática, inglês, entre outras. 
O Interagir é mantido com recursos próprios e doações e está aprovado para captar recursos incentivados no FUNCRIANÇA. Público atendido: 200 usuários. INTERNO.



Projovem Adolescente

Projovem Adolescente: Objetiva fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através da oferta de ações sócio-educativas para jovens de 15 a 18 anos incompletos no sistema educacional. A FECI é gestora de 22 coletivos de no máximo 25 adolescentes das regiões Glória/Cruzeiro/Cristal e Centro/Ilhas/Farrapos. Os jovens participam de oficinas culturais e esportivas e orientação social no Ciclo I e oficinas culturais e esportivas e orientação profissional no Ciclo II. As aulas são em 03 turnos da semana no contra-turno escolar. Mantido com recursos conveniados da Fundação de Assistência Social e Cidadania do Município de Porto Alegre (FASC) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Público atendido: 350 alunos. INTERNO E EXTERNO (nas comunidades).


PM Mirim

PM Mirim: Desenvolvido em parceria com a Brigada Militar visa desenvolver, em crianças carentes e em situação de risco, valores éticos, princípios e consciência cidadã, noções de segurança pessoal e de trânsito, prevenção e combate a incêndios, preservação ambiental, primeiros-socorros, prevenção ao uso de drogas, reforço escolar, dentre outros. 
Recursos próprios e doações.
Público atendido: 30 alunos. INTERNO.


Responsabilidade Social

O S. C. Internacional atua na sociedade com o forte compromisso de ter a responsabilidade social como um de seus principais valores. Através da Fundação de Educação e Cultura do Internacional – FECI, vários projetos e programas são colocados em prática e abrangem atualmente um universo de mais de 3.000 pessoas atendidas.
A FECI atua em consonância com a Política Nacional de Assistência Social sendo reconhecida como Prestadora de Assistência Social e detentora dos devidos registros no Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
Responsabilidade Social Corporativa: O Sport Club Internacional é considerado no Brasil o clube com melhores estratégias relacionadas à responsabilidade social corporativa, demonstrando possuir uma gestão compartilhada e voltada para a comunidade, através do estabelecimento de metas empresariais que impulsionam o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.


Em implantação


           Projeto Olímpico: Formação de atletas para as Olimpíadas de 2016. Público de 140 atletas em formação. Recursos incentivados.

           Driblando as diferenças: Inclusão social através do esporte visando às potencialidades do sujeito em desenvolvimento e o protagonismo juvenil. Público de 14 crianças e adolescentes. Recursos incentivados.
           
           Inter Música: Projeto sócio-cultural de educação musical focado em inclusão social, desenvolvimento cultural, multiculturalismo, performance, tecnologia e intercâmbio musical. Público de 100 crianças e adolescentes. Recursos incentivados.